Deixar sua empresa ser excluída do Simples Nacional não é um bom negócio, pois com isso, a sua carga de impostos pode aumentar de forma muito significativa.
No entanto, por falta de conhecimento e orientação, muitos empresários acabam sendo surpreendidos ao serem notificados sobre a exclusão das suas respectivas empresas do Simples.
Sabendo disso, o time de especialistas da Lindumas Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo, com tudo, com os 5 principais motivos que podem fazer com que uma empresa seja excluída do Simples Nacional.
Com base nas informações que vamos apresentar ao longo deste artigo, esperamos que você consiga agir de forma preventiva, evitando que a sua empresa passe a ter que arcar com um volume maior de impostos.
O que pode fazer sua empresa ser excluída do Simples?
Existem diversas situações que podem fazer sua empresa ser excluída do Simples, dentre elas:
1.Deixar de entregar declarações obrigatórias ao fisco:
- Toda empresa possui uma série de declarações para entregar periodicamente ao fisco, deixar de entregar qualquer uma delas no prazo não é uma opção, pois pode fazer com que a sua empresa seja excluída do Simples.
2.Exercer atividade econômica não permitida no Simples:
- Existem alguns tipos de atividades (CNAE), que não podem ser desenvolvidas por empresas do Simples Nacional. Sendo assim, antes de iniciar uma nova atividade, converse com a contabilidade para entender os possíveis impactos da decisão.
3.Atrasar o pagamento da guia do Simples:
- O atraso no pagamento das guias do Simples Nacional, é um dos principais motivos para exclusão de empresas do regime. Se você está com guias em atraso, uma alternativa, é solicitar o parcelamento dos débitos.
4.Atrasar o pagamento da guia do INSS ou FGTS
- Outro item que pode fazer com que uma empresa seja excluída do Simples Nacional, é o atraso no pagamento de guias do INSS e FGTS. Evite atrasar esse tipo de guia, e se elas estão em atraso, busque regularizar o quanto antes.
5.Incluir uma pessoa jurídica no quadro societário:
- Por fim, vale destacar que para se manter no Simples Nacional, a sua empresa não pode ter outras pessoas jurídicas como sócias. Sendo assim, muito cuidado ao planejar a inclusão de sócios PJ no negócio.
O que acontece quando a empresa é excluída do Simples Nacional?
Quando uma empresa é excluída do Simples Nacional ela passa a recolher seus impostos em outros regimes, como o Lucro Presumido e o Lucro Real.
O grande problema, é que na maior parte dos casos, a carga de impostos nesses regimes é maior do que a empresa pagava no Simples Nacional, o que acaba comprometendo a margem de lucro e colocando a empresa em dificuldades.
Para saber mais, manter todas as obrigações da sua empresa em ordem e evitar que ela seja excluída do regime simplificado, conte com o time da Lindumas Contabilidade.
Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!