5 dicas que vão ajudar a organizar as finanças da sua empresa

5 dicas que vão ajudar a organizar as finanças da sua empresa

Não tenha dúvidas, organizar as finanças da sua empresa é um passo muito importante para ter um negócio lucrativo e chegar ao sucesso.

Infelizmente, temos um grande número de empresas que encerram suas atividades todos os anos em nosso país, e a maior parte delas chega ao fim, por problemas relacionados à falta de organização financeira.

Para que você tenha uma ideia da gravidade do tema, apenas no primeiro quadrimestre de 2023 foram fechadas mais de 736 mil empresas no país.

Diante dos números alarmantes, a Lindumas Contabilidade decidiu separar 5 dicas que vão ajudar a organizar as finanças da sua empresa. Vale a pena conferir!

1.Crie um orçamento para a sua empresa

O primeiro passo para organizar as finanças da sua empresa é criar um orçamento detalhado, que inclua todas as despesas e previsões de receitas do negócio.

Liste todas as receitas e despesas, procurando identificar áreas onde é possível cortar gastos desnecessários e realocar recursos de maneira mais eficiente.

Ao monitorar de perto as finanças do negócio, você poderá tomar decisões importantes de forma mais assertiva.

2.Utilize ferramentas de gestão financeira

A tecnologia oferece diversas ferramentas de gestão financeira que podem facilitar a organização das finanças da sua empresa. Softwares e aplicativos podem automatizar tarefas rotineiras, reduzindo erros e economizando tempo.

Essas ferramentas também fornecem relatórios detalhados, permitindo uma análise mais aprofundada das finanças do negócio e seus respectivos indicadores financeiros.

3.Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para o controle financeiro de todo e qualquer tipo de negócio. Monitorar todas as entradas e saídas de recursos é essencial para evitar surpresas, e manter as contas em ordem.

Projeções de fluxo de caixa podem ajudar a antecipar períodos de aperto financeiro e implementar estratégias para reduzir custos, mantendo a estabilidade da empresa.

O fluxo de caixa vai ajudar você a ficar atento com os prazos de pagamento, buscando alinhar as receitas com as despesas da melhor forma possível.

4.Monte uma reserva para emergência

Outra dica muito importante para organizar as finanças da sua empresa, é montar uma reserva de emergência, investindo parte dos lucros mensais do negócio em uma aplicação financeira segura e de resgate rápido.

Sendo assim, caso aconteça algum imprevisto, você não precisará recorrer a empréstimos e linhas de crédito com juros elevados para honrar os compromissos.

5.Tenha um planejamento tributário

Por fim, conte com a orientação e assessoria de uma contabilidade especializada, que lhe ajude a montar um planejamento tributário e a pagar menos impostos.

De acordo com dados do IBGE e em parceria com o Impostômetro, cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário. Não permita que a sua faça parte desse tipo de estatística.

Para saber mais, economizar impostos e organizar a situação financeira da sua empresa, conte com o suporte e expertise do nosso time de especialistas.

Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Rolar para cima
Rolar para cima