Como abrir um CNPJ?

Como abrir um CNPJ?

Como abrir um CNPJ? Esse tipo de dúvida é muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.

Sabendo disso, a Lindumas Contabilidade preparou um conteúdo completo com um passo a passo e uma série de informações importantes sobre a abertura de CNPJ.

Para saber mais e ficar por dentro de tudo, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

1.Contrate uma contabilidade

Para abrir um CNPJ, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade.

O profissional contábil, é o mais indicado para esclarecer suas dúvidas e orientar na escolha de itens como: CNAE, regime tributário e natureza jurídica.

Além disso, cabe ao contador, cuidar dos trâmites burocráticos para abertura do CNPJ e dos itens necessários para manter uma empresa em dia com o fisco, incluindo:

  • Planejamento tributário e cálculo de impostos;
  • Registro e admissão de funcionários;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco.

2.Separe a documentação necessária

Logo após contratar uma contabilidade, você precisará providenciar os documentos necessários para abrir um CNPJ, conforme a lista abaixo:

  • Cópia autenticada do RG ou CNH;
  • Cópia simples do CPF;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Última declaração de Imposto de Renda (se declarante);
  • Cópia do carnê IPTU ou da inscrição imobiliária do imóvel do endereço comercial do local onde será instalada a empresa;
  • Contrato social ou requerimento de empresário em três vias.

Não se preocupe, em caso de dúvidas com um ou mais documentos da lista acima, o profissional de contabilidade saberá como orientar e assessorar você.

3.Registro da empresa na Junta Comercial

Reunidos os documentos listados, o empreendedor realiza o pagamento da taxa cobrada pela Junta Comercial.

O valor da taxa varia em função da natureza jurídica da empresa, e pode ser consultada no site da JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

A Junta funciona como uma espécie de cartório, onde são registrados todos os pedidos para abertura, alteração e encerramento de empresas.

4.Emissão do CNPJ

Por sua vez, com o registro na Junta Comercial aprovado, a contabilidade providenciará a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

O documento em questão é obrigatório para todas as empresas, sendo a sua emissão de responsabilidade da Receita Federal.

5.Inscrição Estadual, Municipal e Alvará de Funcionamento

Por fim, será necessário obter os demais documentos necessários para que uma empresa entre em funcionamento de forma regular. São eles:

  • Inscrição Estadual: Documento emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento: Documentos que são emitidos pela Prefeitura ou Secretaria Municipal de Fazenda.

Abrir um CNPJ pode ser muito mais fácil do que você imagina, pois, toda parte burocrática fica sob responsabilidade da contabilidade.

Assim que o empreendedor reúne todos os documentos necessários, são necessários apenas alguns dias até a liberação do CNPJ e Alvará de Funcionamento.

Deseja saber mais? Entre em contato conosco e fale com um especialista!

Telefones:

(22) 2735-4408

(22) 2722-6299

(22) 9 9826-9802

Nossa Localização:

Estrada do Açúcar, 901/905 Altos – Parque Tropical Campos dos Goytacazes / RJ

Rolar para cima
Rolar para cima