Como_declarar_empresa_no_Imposto_de_Renda

Como declarar empresa no Imposto de Renda

Como declarar empresa no Imposto de Renda? Essa é uma dúvida muito comum entre os empresários quando chega o período para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Sabendo disso, a Lindumas Contabilidade decidiu elaborar esse artigo para ajudar você a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema.

Como declarar participação em empresas no Imposto de Renda

Para declarar a participação em empresas no Imposto de Renda, é preciso reunir as informações sobre a empresa na qual você possui participação, tais como:

  • Número do CNPJ;
  • Nome empresarial;
  • Percentual de participação;
  • Valor da participação no capital social.

Em seguida, é preciso informar esses dados na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) na ficha “Bens e Direitos”.

Na ficha em questão, selecione a opção “Código 32 – Quotas ou quinhões de capital” e informe os dados solicitados.

Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda

Para declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o programa da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e selecione a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
  2. Selecione a linha 10, “Lucros e Dividendos Recebidos”.
  3. Informe o CNPJ da empresa que distribuiu os lucros e dividendos, o nome e o valor recebido.
  4. No campo “Discriminação”, informe o tipo de distribuição realizada pela empresa.

É importante lembrar que os lucros e dividendos são isentos de Imposto de Renda e, portanto, não precisam ser incluídos na base de cálculo do imposto devido. No entanto, é necessário declará-los corretamente para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Como declarar pró-labore no Imposto de Renda

Acesse o programa da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e selecione a opção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Selecione a opção “Novo” e informe o CNPJ da empresa que lhe pagou o pró-labore, o nome da empresa, o valor recebido e o período de referência.

Vale destacar que o pró-labore é tributado na fonte, ou seja, se você recebeu pró-labore e teve imposto de renda retido na fonte, não será necessário pagar novamente o imposto sobre esse rendimento.

Contudo, ainda assim, é muito importante declará-lo corretamente para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Declare seu Imposto de Renda com a Receita Federal

Após esclarecer suas dúvidas, não corra mais riscos, na hora de declarar empresa no Imposto de Renda, conte com a orientação e assessoria da Lindumas Contabilidade.

Entre em contato conosco e permita que o nosso time de especialistas preencha e entregue de forma segura a declaração da sua empresa ao fisco.

(22) 2735-4408

(22) 2722-6299

(22) 9 9826-9802

Rolar para cima
Rolar para cima