Com o final do ano chegando, é hora de organizar o financeiro e montar o planejamento da sua empresa para 2023.
Sabendo disso, e para ajudar você, a Lindumas Contabilidade separou algumas dicas que são essenciais para empresários que desejam colocar as finanças dos seus negócios em ordem.
Para conferir e começar o próximo ano com o pé direito e o financeiro bem estruturado, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
1.Separe finanças empresariais e pessoais
Quando o objetivo é organizar o financeiro da empresa, a primeira coisa que o empresário precisa fazer é separar as finanças empresariais das pessoais.
Você precisa ter uma conta bancária para fins pessoais, uma retirada mensal e pré-estabelecida de pró-labore, e uma conta bancária empresarial.
Use sua conta pessoal e o pró-labore para suas despesas pessoais e a conta bancária da empresa exclusivamente para movimentações do seu negócio.
Não utilize a conta da empresa para pagar suas despesas pessoais, pois além das complicações contábeis que isso pode gerar, desta forma será muito difícil manter as finanças dos negócios em ordem.
2.Registre todas as entradas e saídas de recursos
Para organizar o financeiro da empresa e manter tudo em ordem, você também precisará registrar absolutamente todas as entradas e saídas de recursos em um sistema de gestão empresarial.
Ao controlar com rigor todas as entradas e saídas, você saberá quais são as principais fontes de recursos da empresa e qual é a destinação dos recursos.
Desta forma, você poderá, dentre outras coisas, avaliar despesas, reduzir ou eliminar custos não essenciais, contribuindo assim, para o crescimento da sua margem de lucro.
3.Monitore relatórios e indicadores financeiros
Quando falamos em organização financeira, você também deve levar em consideração a importância de acompanhar os relatórios e indicadores financeiros de perto.
Com bons relatórios e indicadores em mãos, você poderá tomar decisões cada vez mais assertivas, e com isso, potencializar os resultados dos seus negócios.
4.Construa uma reserva para emergências
Para não precisar recorrer a empréstimos no primeiro momento de dificuldade e queda na entrada de receitas, procure estabelecer uma reserva de emergências.
Separe no mínimo 10% do lucro mensal dos negócios em uma reserva de emergência, ou seja, em uma aplicação financeira com liquidez imediata e boa rentabilidade, como títulos CDB.
5.Monte um planejamento tributário para economizar
Por fim, vale destacar que você também pode organizar o financeiro da empresa ao economizar no pagamento de impostos.
Para isso, entre em contato conosco, converse com um dos nossos contadores e solicite um planejamento tributário personalizado e baseado na realidade dos seus negócios.
Vamos estudar a sua empresa e indicar o regime mais econômico, bem como verificar se existem créditos e benefícios fiscais que podem ser aproveitados.
Cerca de 95% das empresas pagam mais impostos que o necessário e a sua pode fazer parte da estatística. Clique no botão do WhatsApp para saber mais!