Compreender a diferença entre conceitos importantes como capital social e capital de giro, é fundamental para a estruturação e o bom funcionamento de qualquer negócio.
Sabendo disso, a Lindumas Contabilidade decidiu preparar um conteúdo objetivo e direto ao ponto para explicar os conceitos e esclarecer todas as dúvidas.
Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe esse artigo até o final.
O que é capital social?
O capital social é o montante de bens e recursos financeiros que os proprietários de uma empresa investem para iniciar o negócio.
O capital social pode ser composto por diferentes elementos, incluindo dinheiro, bens móveis e imóveis, que os proprietários estão dispostos a investir na empresa.
Em termos contábeis, o capital social é registrado no balanço patrimonial como parte do patrimônio líquido da empresa. Ele representa a propriedade dos acionistas ou sócios na empresa e é utilizado para calcular a participação de cada investidor no empreendimento.
Vale destacar, que a depender do caso, o capital pode ser:
- Integralmente do único proprietário da empresa;
- Distribuído de forma igualitária entre os sócios da empresa;
- Distribuído de forma não igualitária entre os sócios da empresa.
O que é capital de giro?
O capital de giro é a quantia de recursos financeiros que uma empresa utiliza para cobrir suas despesas diárias e garantir a continuidade de suas atividades.
Para que fique mais fácil de entender, em uma empresa do comércio, o capital de giro é o responsável por custear a comprar mercadorias e manter a empresa funcionando, até que as receitas de vendas entrem em caixa.
Contabilmente o capital de giro é a diferença entre os ativos circulantes (como dinheiro em caixa, contas a receber e estoques) e os passivos circulantes (como contas a pagar e dívidas de curto prazo).
A gestão eficiente do capital de giro é fundamental para assegurar que a empresa possa cumprir seus compromissos financeiros e operar sem interrupções. Se o capital de giro não for adequado, a empresa pode enfrentar dificuldades para pagar fornecedores, salários e outras obrigações, o que pode impactar negativamente suas atividades.
Diferença entre capital social e capital de giro
Capital social e capital de giro são conceitos distintos, mas ambos são importantes na gestão financeira de uma empresa. Confira as principais diferenças:
Natureza e finalidade
- Capital social: É o montante total de recursos financeiros e bens que os proprietários investem no negócio.
- Capital de giro: É o capital necessário para sustentar as operações diárias e garantir a continuidade das atividades da empresa.
Fonte de recursos
- Capital Social: Vem dos investidores iniciais, como acionistas em uma sociedade anônima ou sócios em uma sociedade limitada.
- Capital de giro: Pode ser acumulado internamente pelas operações da empresa, injetado pelos sócios ou obtido externamente, por meio de outras formas de financiamento.
Variação ao longo do tempo
- Capital social: Geralmente permanece estável ao longo do tempo, a menos que sejam feitas mudanças significativas na estrutura de propriedade da empresa.
- Capital de giro: Pode aumentar ou diminuir dependendo das condições de mercado, ciclos de vendas e outros fatores.
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Lindumas Contabilidade!