Quais são os erros que o empreendedor não pode cometer para alcançar o sucesso no mundo dos negócios?
Muita gente não sabe, mas de acordo com estatísticas do IBGE, 6 em cada 10 empresas encerram suas atividades logo nos primeiros 5 anos de existência.
Por sua vez, a maior parte dessas empresas deixou de operar em função dos erros que vamos apresentar na sequência deste conteúdo.
Confira quais são esses erros e certifique-se de não cometê-los, para que a sua empresa cresça de forma lucrativa e sustentável.
1.Não emitir nota fiscal
Não emitir nota fiscal é um erro clássico de boa parte dos empreendedores. Muitos acreditam que dessa forma vão conseguir reduzir seus custos com impostos e maximizar a margem de lucro dos negócios.
No entanto, o que nem todos sabem, é que essa prática é passível de complicações diversas que variam de multas pesadas a prisão por crime de sonegação fiscal.
Para que não restem dúvidas, veja o que diz a Lei 8.137/1990:
“Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:
I – omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
II – fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;
III – falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável;
IV – elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;
V – negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.
Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”
Diante desse cenário, deixar de emitir nota fiscal pode sair muito mais caro que a economia prevista.
2.Não retirar pró-labore
Outro erro muito comum que empreendedores cometem, mas não deveriam cometer, consiste em não retirar o pró-labore mensal.
Muitos empresários e empreendedores não retiram o pró-labore, mas em contrapartida utilizam a conta bancária da empresa para custear suas despesas pessoais.
No entanto, é importante destacar que esse tipo de prática não é recomendada, pois além de trazer prejuízos, impede que o empreendedor tenha acesso a relatórios precisos sobre a saúde financeira e resultados do negócio.
3.Misturar dinheiro pessoal com dinheiro da empresa
Finanças pessoais e empresariais são coisas que não se misturam. Na prática, com essa afirmação, queremos dizer que toda e qualquer empresa deve ter uma conta pessoa jurídica.
O empreendedor não pode utilizar sua conta bancária pessoal para receber ou efetuar pagamentos em nome da empresa.
Da mesma forma, a conta pessoa jurídica da empresa, não pode ser utilizada para pagar despesas pessoais do empreendedor.
A boa notícia, é que se você seguir o item 2 e retirar seu pró-labore mensal, você não terá motivos para misturar finanças pessoais e empresariais.
4.Não estabelecer metas
Por fim, um erro que é muito comum, mas que os empreendedores não devem cometer, consiste em não estabelecer metas.
Toda e qualquer empresa precisa ter um caminho, uma direção, objetivos e metas para seguir, caso contrário estará fadada ao fracasso.
Para mais conteúdos e dicas de gestão, continue acompanhando o nosso blog!
Telefones:
(22) 2735-4408
(22) 2722-6299
(22) 9 9826-9802
Nossa Localização:
Estrada do Açúcar, 901/905 Altos – Parque Tropical Campos dos Goytacazes / RJ