Migrar de contabilidade é uma decisão difícil, mas que por outro lado, é necessária para o empresário que está insatisfeito com os serviços que sua empresa vem recebendo.
Não há como negar, manter uma contabilidade que não vem prestando um bom serviço é muito arriscado, e dentre outras consequências, pode resultar em multas por atrasos ou erros na entrega de obrigações ao fisco.
Sabendo disso, e para ajudar você que está procurando um novo contador, preparamos um artigo completo sobre o assunto. Confira!
Quando migrar de contabilidade?
O empresário pode migrar de contabilidade a qualquer momento. No entanto, existem algumas situações que tornam essa transição urgente, dentre as quais, podemos destacar:
- Erros no cálculo de impostos;
- Erros no cálculo da folha de pagamento;
- Atrasos na entrega de obrigações ao fisco;
- Dificuldade de contato e atendimento;
- Falta de especialização do contador no tipo de atividade do cliente;
- Falta de atualização do contador em relação a tecnologia e legislação;
- Valor dos honorários incompatível com a qualidade dos serviços.
Se você e a sua empresa estão sofrendo com uma ou mais situações da lista acima, seus negócios podem estar em risco!
Continue conosco e confira o passo a passo para migrar de contabilidade.
Como migrar de contabilidade?
Migrar de contabilidade é muito mais fácil do que a maior parte dos empresários imagina. Confira o passo a passo e entenda como funciona:
1.Avaliação e motivação:
- Avalie as razões para a mudança. Pode ser por questões de qualidade de serviço, custos, falta de comunicação, entre outros. Certifique-se de que a mudança é necessária e benéfica para sua empresa.
2.Pesquisa e seleção:
- Procure por novos serviços de contabilidade. Considere a experiência do novo contador no tipo de atividade da sua empresa, os serviços oferecidos e os custos.
3.Contrato com a nova contabilidade:
- Assine um contrato detalhado com a nova empresa de contabilidade. Verifique se todos os serviços necessários estão especificados no contrato, bem como, o que foi definido em termos de custos, prazos, responsabilidades e qualquer outra condição relevante.
4.Notificação à atual contabilidade:
- Verifique se no atual contrato existe algum tipo de multa por encerramento ou fidelidade. Após isso, notifique formalmente a sua atual contabilidade sobre a decisão de migrar de contador.
5.Transferência de documentos:
- Solicite a sua antiga contabilidade, que transfira todos os documentos e informações da sua empresa para o novo escritório contábil.
Com isso, o processo de migração estará concluído. Agora, resta acompanhar de perto o trabalho do novo contador para ter certeza de que ele atenderá às expectativas.
Conheça a Lindumas Contabilidade
Procurando uma contabilidade moderna, ágil, com honorários acessíveis, bom atendimento, e onde o cliente está sempre em primeiro lugar?
Se a sua resposta foi “Sim”, você que está pensando em migrar de contabilidade, precisa conhecer a Lindumas.
Clique no botão do WhatsApp, entre em contato conosco e descubra todos os benefícios que podemos lhe oferecer.