Quanto custa abrir uma empresa? Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que sonham em empreender e montar o próprio negócio.
Foi pensando nisso, que a Lindumas Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo, detalhando os custos e esclarecendo as principais dúvidas sobre o assunto.
Neste artigo, vamos listar todos os custos relacionados ao registro e abertura de empresas, fornecendo a base que você precisa para montar o seu planejamento financeiro.
Deseja saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas em relação aos custos para abrir uma empresa? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo.
1.Taxa de Registro
Quando o assunto é quanto custa abrir uma empresa, o primeiro item que precisamos levar em consideração é a Taxa da Junta Comercial.
A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório, sendo o órgão responsável por receber os pedidos para abertura, alteração e encerramento de empresas.
Cabe à Junta Comercial do Estado, receber e analisar os documentos previstos na legislação, deferindo os pedidos de abertura das empresas que cumprem os requisitos estabelecidos.
Pelos serviços prestados, o órgão cobra uma taxa, cujo valor varia de estado para estado e também, em função do tipo de empresa que se pretende abrir.
2.Certificado Digital
Além da taxa de registro, o empreendedor que pretende abrir uma empresa precisará adquirir um certificado digital.
O certificado digital é uma assinatura eletrônica protegida por criptografia, utilizada pelas empresas para trocar informações com o fisco, incluindo o envio de declarações e a emissão de notas fiscais.
Atualmente, temos dois modelos de certificado digital:
- A1: Possui validade de 1 ano e custo médio de R$ 250,00
- A3: Possui validade de 3 anos e custo médio de R$ 500,00
3.Honorários Contábeis
Por fim, o empreendedor que deseja abrir uma empresa, não pode esquecer da importância do suporte e assessoria de um bom contador.
Sendo assim, também é preciso levar em consideração o custo com os honorários contábeis sobre os serviços de abertura e legalização de empresas.
Vale lembrar, que para que a sua empresa possa entrar em funcionamento, o contador precisará dar andamento a uma série de trâmites e processos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
- Registro da empresa na Previdência Social e Caixa Econômica;
- Liberação de Licenças Especiais (Quando exigido).
Por isso, para garantir que todos os documentos serão liberados em tempo hábil e conforme o planejado, nada melhor que contar com um serviço de contabilidade completo, com referências e larga experiência no mercado.
Nossa equipe está pronta para impulsionar o crescimento e fortalecimento da sua empresa.
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